Skip to main content

Gestor

Gestor é o responsável pelo estabelecimento de saúde e quem formalmente assina o termo de compromisso com a RNDS.

O gestor também precisa compreender como o fluxo de informações deverá funcionar em relação ao envio e recebimento de informação, tanto com qualidade quanto precisão.

A integração com a RNDS exige atribuições distribuídas entre dois papéis. Além do gestor, o outro é o integrador.

img

Atribuições do gestor

As atribuições do gestor, detalhadas abaixo, são: (a) adquirir certificado digital; (b) criar conta gov.br (caso não possua uma); e (c) solicitar acesso aos serviços da RNDS (ambiente de homologação e de produção).

Estas atribuições estão intercaladas com outras realizadas pelo integrador (o outro ator do estabelecimento de saúde) e pelo DATASUS, conforme ilustra o diagrama.

Adquirir certificado digital

Adquirir o certificado digital a ser utilizado para identificar o estabelecimento de saúde junto à RNDS. Este certificado é empregado na solicitação de acesso e, em especial, pelo conector (software de integração) para obter acesso aos serviços oferecidos pela RNDS. O desenvolvimento do conector é atribuição do integrador.

Resultado esperado:

  • Certificado digital, arquivo .pfx, disponibilizado.
  • Senha secreta de acesso ao certificado disponibilizada para uso pelo conector.

Criar conta gov.br

O acesso digital a serviços oferecidos pelo governo demanda uma conta, que pode ser criada no portal gov.br. O gestor, caso não possua tal conta, terá que criar uma. Observe que esta conta será necessária para solicitar acesso à RNDS (próximo passo). Detalhes acerca de como esta conta pode ser criada, dentre outros, são fornecidos aqui.

A execução satisfatória desta atribuição resulta em:

  • Conta gov.br do gestor do estabelecimento de saúde disponível.

Solicitar acesso (ambiente de homologação)

Credenciamento junto à RNDS. Esta solicitação é necessária para credenciamento do laboratório junto à RNDS. Este credenciamento dá origem ao identificador do solicitante, que será empregado pelo software de integração. Esta solicitação é realizada com o apoio do responsável pela TI do laboratório, dado que depende de informações como faixa de IPs dos servidores empregados pelo laboratório e identificação dos serviços a serem requisitados, dentre outros.

A execução satisfatória desta atribuição resulta em:

  • Credenciamento concluído e submetido.
  • Acesso ao ambiente de homologação concedido.
  • Identificador do solicitante disponibilizada para uso pelo profissional de TI do laboratório. Este identificador é fornecido pela RNDS quando o acesso ao ambiente de homologação é concedido.

Validar mapeamentos

Dados produzidos por um laudo devem ser mapeados para aqueles esperados pela RNDS, e o responsável pelo laboratório também é responsável pelo mapeamento correto.

O laboratório pode empregar uma terminologia ou códigos próprios para identificar os exames que realiza, enquanto a RNDS espera um código baseado no LOINC, por exemplo. Neste caso, cabe ao responsável pelo laboratório realizar o mapeamento entre os códigos que o laboratório faz uso e aqueles esperados pela RNDS.

A execução satisfatória desta atribuição resulta em:

  • Revisão de todos os itens de dados exigidos pela RNDS para um resultado de exame de SARS-CoV-2.
  • Identificação dos itens de dados dos quais aqueles exigidos pela RNDS serão obtidos.
  • Identificação do mapeamento, se for o caso, entre o item de dado de origem do laboratório e o item de dado exigido pela RNDS.

Solicitar acesso (ambiente de produção)

A atribuição final do gestor é requisitar o acesso ao ambiente de produção e aguardar pela aprovação correspondente. A partir da aprovação, o estabelecimento de saúde poderá utilizar os endereços do ambiente de produção para as requisições correspondentes.