Skip to main content

Modelo de Informação

Especificação

A versão da proposta de modelo de informação descrita neste documento considera o registro de resultados de exame para COVID-19 na Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS).

O modelo de informação é uma representação conceitual e canônica, na qual os elementos referentes a um documento específico são modelados em seções e blocos de dados, com seus respectivos tipos de dados a serem informados. Também são informadas as referências para o uso de recursos terminológicos. A tabela 1 apresenta os elementos que fazem parte do modelo de informação onde:

  • Coluna 1 - Nível: indica a relação de dependência do elemento em relação aos demais. Um número maior significa que aquele item depende ou está subordinado ao de número menor e anterior a ele no modelo. Assim, um elemento de nível 2 é subitem de um elemento de nível 1, um de nível 3 é subitem de um de nível 2 e assim sucessivamente.

  • Coluna 2 - Ocorrência: demonstra a obrigatoriedade e a quantidade de ocorrências do elemento. Assim:

    • [0..1] - o elemento é opcional e, se ocorrer, aparece uma única vez;
    • [1..1] - o elemento é obrigatório e deve estar presente uma única vez;
    • [0..N] - o elemento é opcional e pode ocorrer várias vezes;
    • [1..N] - o elemento é obrigatório e pode ocorrer várias vezes.
  • Coluna 3 - Seção/item: descrição do elemento ou de um agrupador de elementos (seção).

  • Coluna 4 - Tipo de dado: demonstra a forma de representar o elemento.

  • Coluna 5 - Conceito/observações: conceitua ou esclarece a forma de utilizar o elemento.

Tabela 1 - Modelo de informação do Registro de Prescrição de Medicamentos

NívelOcorrênciaSeção/ItemTipo de DadosConceito/Observações (Regras de negócio)
1[1..1]Identificação do indivíduoRN01: O documento deve trazer um identificador nacional do indivíduo. Se não houver nenhum dos dois possíveis (CNS ou CPF), dever ser obrigatório o preenchimento do bloco Identificação por dados demográficos.
2[0..1]Identificador Nacional do IndivíduoCaracteres numéricosIdentificação unívoca dos usuários das ações e serviços de saúde, mediante número único válido em todo o território nacional, sendo: - Cartão Nacional de Saúde (CNS); - Cadastro de Pessoa Física (CPF). RN02: A validação do identificador nacional do indivíduo deve ser feita junto ao CADSUS. RN03: Se o campo vier preenchido com CPF e o indivíduo não possuir CNS correspondente, necessita ser criado.
2[0..1]Identificação por dados demográficosRN04: Na hipótese de não ser possível a identificação por um dos identificadores nacionais acima, os campos do bloco de dados demográficos serão usados como parâmetros de pesquisa para a identificação do indivíduo e eventual atribuição de um CNS.
3[1..1]Nome completoSequência de caracteres alfanuméricos
3[0..1]Nome socialSequência de caracteres alfanuméricos
3[1..1]Nome completo da mãeSequência de caracteres alfanuméricos
3[1..1]Data de nascimentoDataConforme ISO 8601.
3[1..1]SexoTexto codificadoMasculino; Feminino; Ignorado
3[0..1]País de nascimentoTexto codificado por terminologia externa: IBGERN05: Obrigatório se país estrangeiro.
3[0..1]Município de NascimentoTexto codificado por terminologia externa: IBGERN06: Preenchido somente se o país de nascimento for Brasil.
3[0..1]EndereçoSequência de caracteres alfanuméricosRN07: Preenchido somente se o país de nascimento for Brasil.
1[1..1]Caracterização do atendimento
2[0..1]Identificador do Estabelecimento de saúde prescritorCaracteres numéricosIdentificação unívoca do estabelecimento prescritor, mediante número único válido em todo o território nacional, sendo: - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES); - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
2[0..1]Endereço do estabelecimento ou do profissional prescritorSequência de caracteres alfanuméricosRN08: Obrigatório se o campo Identificador do Estabelecimento de saúde prescritor não estiver preenchido.
2[1..1]Data e hora da prescriçãoDataConforme ISO 8601.
2[1..1]Profissional prescritor
3[0..1]Nome do profissional prescritorSequência de caracteres alfanuméricos
3[1..1]Conselho do profissional prescritorTexto codificadoIndica a entidade de conselho profissional do prescritor - CRM, CRF, CRO, CRN, COREN
3[1..1]UF do conselho do profissional prescritorTexto codificado por terminologia externa: IBGEIndica a UF do conselho do profissional prescritor
3[1..1]Número de conselho do profissional prescritorCaracteres numéricosNúmero do conselho do profissional prescritor
3[1..1]Identificador do profissional prescritorCaracteres numéricosIdentificação unívoca do profissional prescritor, mediante número único válido em todo o território nacional, sendo: - Cartão Nacional de Saúde (CNS); - Cadastro de Pessoa Física (CPF). RN09: Validar junto ao CADSUS.
3[1..1]Ocupação do profissional prescritorTexto codificado por terminologia externa: CBO MTEAtividade desempenhada pelo profissional que realizou a emissão da prescrição.
1[1..1]Prescrição no atendimento
2[0..1]Medicamentos prescritos no atendimento (não estruturado)
3[1..1]Descrição da prescriçãoTexto livreDescrição da prescrição de medicamentos de forma livre, em texto, podendo conter vários medicamentos. O profissional prescritor deverá descrever todos os campos necessários a uma prescrição, entre outros elementos relevantes.
2[0..1]Medicamentos prescritos no atendimento (estruturado)
3[1..1]Nome e versão da terminologia de medicamentosTexto codificadoLista de registro de medicamentos da ANVISA Ontologia Brasileira de Medicamentos (OBM) Catálogo de Materiais do Governo Federal (CATMAT)
4[1..N]MedicamentoTexto codificado por terminologia externaIndica o nome do princípio ativo, concentração, unidade de medida e forma farmacêutica do medicamento prescrito.
5[1..1]Via de administraçãoTexto codificado por terminologia externa
5[1..1]Posologia
6[0..1]Posologia não estruturadaTexto livreDescrição da posologia de medicamento de forma livre, em texto. O profissional prescritor deverá descrever todos os campos necessários a uma posologia, entre outros elementos relevantes.
6[0..1]Posologia estruturada
7[1..1]Quantidade da DoseCaracteres numéricosQuantidade da unidade de consumo do medicamento prescrito a cada dose.
7[1..1]Unidade de consumo da doseTexto codificado por terminologia externaUnidade de consumo do medicamento prescrito (ex.: comprimido, cápsula, aplicação, mL, gota, copo dosador, infusão etc.).
7[1..1]Frequência de uso do medicamento
8[1..1]Dose únicaBooleanoSim; Não (verdadeiro/falso)
8[0..1]Uso contínuoRN10: preenchido obrigatoriamente se "Dose Única" = não/falso.
9[0..1]Uso se necessárioBooleanoSim; Não (verdadeiro/falso)
10[1..1]Descrição da necessidade de uso do medicamentoTexto livreDescrição de uso do medicamento indicado para o caso de uma necessidade específica (ex.: dor, febre, após tratamento etc.)
9[0..1]Intervalo em horas de cada dose do medicamentoCaracteres numéricosIntervalo, em horas, de cada uso do medicamento
9[0..1]Frequência de doses do medicamento
10[1..1]Repetições de dose para uma mesma unidade de tempoCaracteres numéricosNúmero de doses a cada uso do medicamento (ex.: 1x, 2x, 3x 4x etc.)
10[1..1]Intervalo entre dosesCaracteres numéricosDescritor quantitativo da unidade de tempo entre doses
10[1..1]Unidade de tempo entre dosesTexto codificadoUnidade de tempo entre doses (ex.: hora, dia, semana, mês etc.).
9[0..1]Turno
10[1..1]Turno do diaTexto codificadoManhã, tarde, noite.
10[1..1]Intervalo entre dosesCaracteres numéricosDescritor quantitativo da unidade de tempo entre doses
10[1..1]Unidade de tempo entre dosesTexto codificadoUnidade de tempo entre doses (ex.: hora, dia, semana, mês, ano).
7[0..1]Quantidade de medicamento prescrito
8[1..1]Quantidade a ser dispensada por atendimentoCaracteres numéricos
8[1..1]Unidade de medida do medicamentoTexto codificadoUnidade de medida do medicamento prescrito (ex.: comprimido, cápsula, frasco, caixa etc.).
7[0..1]Duração de uso do medicamentoCaracteres alfanuméricosDuração conforme ISO 8601
7[0..1]Total do tratamentoCaracteres numéricosQuantidade total de medicamento prescrito.
7[0..1]Orientações sobre o uso do medicamentoTexto livre